top of page

O principio da fé e obediência. A base para ser um cristão fiel à Deus.

  • Foto do escritor: fefa
    fefa
  • 1 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

 

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo Gênesis 14.20

 

A Bíblia é o livro da vida inspirado por Deus e existe para que possamos compreender, temer, respeitar e amar a Deus sobre todas as coisas. Na palavra você encontra amor, fé, esperança, bem como os princípios que devemos seguir e um deles, se não o mais importante, é o do Dízimo e Ofertas.


Dízimo refere-se à décima parte de sua renda e a primeira menção sobre essa palavra na Bíblia é encontrada em Gênesis, 4.20. Nesse contexto, Abraão é noticiado do sequestro de seu sobrinho Ló, após a derrota de Sodoma. Na ocasião, Abraão reuniu cerca de trezentos e dezoito homens habilidosos e perseguiram os Reis que haviam saqueado Sodomo.

O principio da fé e obediência. A base para ser um cristão fiel à Deus

Da leitura dessa passagem, percebemos que Abraão tinha fé e não temia àqueles que pareciam ser mais fortes, pois ele tinha fé e sabia que Deus estava ao seu lado. Assim, em razão de sua fé e por confiar em seu Pai, foi vitorioso nessa disputa, resgatando todos os cativos e seus bens. Porém, o que deve nos chamar a atenção nessa passagem não é a vitória de Abraão, mas sim o Deus Altíssimo.


Tudo é para honra DELE e tanto é que a sua grandiosidade foi reconhecida pelo rei de Salém, que declarou no versículo 19 e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra” e continuou “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos.” 


Abraão também reconheceu que tudo era do Senhor e por isso, deu o dízimo daquilo que havia recuperado, pois sabia que havia sido vitorioso pela Misericórdia do Senhor. E é desta misericórdia que devemos pautar nossa vida Cristã. Os princípios escritos por Deus devem ser observados.


A prática do dízimo às vezes nos parece difícil, mas é necessário ter fé, assim como Abraão, e obedecer a palavra de Deus, vez que tudo é do Senhor nosso Criador e a nós é confiado apenas parte de sua criação, para que possamos administrar de maneira segura o que é dEle.

Em Provérbios 3.9-10, Salomão escreveu:

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” 

Assim, cumpram sempre esse mandamento e nada lhe faltará, porque Deus é misericordioso.

Importa ainda destacar que além do Dízimo, a palavra de Deus nos ensina que é necessário ofertar, seja por gratidão ou por causa específica, pois aquela é uma semente que você planta e frutifica no tempo de Deus. Em Êxodo 35, vê-se a necessidade de ofertar. Não há dúvidas que Deus poderia ter criado sozinho um local de adoração para o povo de Israel, mas instruiu a Moisés como tudo deveria ser construído e no versículo 29 fez constar na Bíblia


“Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao Senhor.”

Nessa passagem, Deus nos mostrou que além da devolução dos dízimos, a oferta também deve ser uma prática exercida por nós Cristãos, pois essa é a essência do cristianismo, ter um coração generoso, regado pela fé e pautado na obediência.

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim e foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas.


Sejam fieis ao Senhor e cumpram os seus mandamentos, pois é Deus quem supre todas as nossas necessidades. E lembre-se sempre, dinheiro, comida, roupas, trabalho é necessário, mas o essencial, é buscar o Reino de Deus e todas as coisas lhe serão acrescentadas  - Mateus 6.33.


 
 
 

Comentários


bottom of page